Menu

Posts Recentes



15 fevereiro 2018

Para mudar o mundo não precisa ser magro


Eu sou vegana a 2 anos. No inicio achei que o veganismo me faria emagrecer e que eu ficaria super saudável/fitness, mas descobri que os maiores inimigos da minha alimentação são os carboidratos refinados e não apenas as carnes e derivados.
Sim, temos uma alimentação mais saudável que muitas pessoas que comem carne, até porque é bem difícil ser vegano se você não come frutas e verduras mas o ponto que eu quero chegar é que veganismo não é uma dieta para ser magra e fitness, é um estilo de vida que preza o respeito ao meio ambiente, ao planeta Terra. Isso inclui eu, você, seu cachorro, sua família, sua cidade, os animais e as pessoas de todo o mundo. E não " ter um corpo sarado e uma alimentação em dia". Entende?

Olha eu sei que tem muitas musas fitness,vegetarianas/veganas que são magras e maravilhosas. E não magra de bulimia ou anorexia e sim porque tem uma alimentação saudável mesmo, algo que o veganismo proporciona com mais facilidade. Mas é fútil e pós moderno deixar esse debate só no "meu corpo é um templo". Não estou romantizando sua vida sedentária e te incentivando a ser um vegano que se entope de batata frita, açai, paçoca e pães só porque te faz feliz e não mata animais. Estou dizendo que o nível do debate não pode ser "Tenha uma alimentação saudável e passe os finais de semana desconectado desse mundo tecnológico e conecte a sua alma". 

Já parou pra pensar que o veganismo tem que chegar em quem não tem o que comer? 
É, temos muitos problemas no mundo e no Brasil. A ultima notícia polêmica envolvendo vegetarianismo foi a aprovação de deputados estaduais de SP para instituir a Segunda Sem Carne.
Assistindo o jornal da TV Cultura, o comentarista convidado disse algo mais ou menos como " O Estado quer intervir até na alimentação da população".  Chego a conclusão que as pessoas não enxergam o veganismo como um movimento politico e sim uma dieta restrita. 

Nosso gado está matando a Floresta Amazônica, os brasileiros comem uma quantidade absurda e desnecessária de carne diariamente que além de ser cruel com os animais é carne adulterada e canceriana. Financiamos uma indústria que é cruel, falsificada e que lucra com o mal estar da população e tudo isso em nome do paladar.

Meu veganismo não é para ser  saudável e ter um abdome definido. Sejamos realistas, é possível ter um belo adomem comendo carne. Meu veganismo é a luta contra uma indústria que além de matar animais envenenam seres humanos, que faz pais de família se matarem trabalhando para colocar carne na mesa para seus filhos e que restringi o acesso a informações de que nutrição não vem só de um pedaço de bife. É contra uma industria que encarece produtos com o rotulo de "sem crueldade" e que faz acreditar que veganismo é elitizado e "coisa de branco".

Ser vegano não é comer só salada, não é ter uma horta dentro de casa ou só comer alimentos sem transgênico.  Nem todo vegano é magro, nem todo vegano adora verdura, nem todo vegano precisa emagrecer, ler OSHO e apoiar a anarquia. 
A revolução verde não começa depois que você se encaixa nesses esteriótipos, nem com você deixando de comer 100% tudo que vem de animais. Ela começa quando você mesmo comendo carne, optando por alimentos sem crueldade um dia na semana ou escolhe colocar no carrinho uma marca que não faz teste em animais.

Para aqueles que olham meu corpo com alguns quilos a mais e não entende como eu sou vegana e gordinha... Eu digo:  Amigo, para mudar o mundo não precisa ser magro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário