Menu

Posts Recentes



13 fevereiro 2017

Como Fazer Glitter Ecológico

imagem @pura.bioglitter



Microplásticos é como são chamados as minúsculas partículas feitas desse material (glitter/purpurina) que, basicamente, não se decompõe. No caso dos microplásticos usados na pele durante o carnaval, é comum que sejam feitos de copolímeros de plástico e folículos de alumínio. Depois da festa, quando você toma banho, as partículas coladas em seu corpo escorrem pelo ralo e se juntam às 8 milhões de toneladas de plástico que são lançadas nos oceanos todos os anos.Os microplásticos são do pior tipo possível. Por conta de seu tamanho, é praticamente impossível recolhê-los e, por essa razão, eles somam 85% de todo o plástico encontrado na natureza. Nas águas, os plásticos costumam matar peixes, tartarugas e outros seres, que os ingerem confundindo com comida. O glitter e a purpurina são ainda mais maléficos: podem ser engolidos desde pelos seres mais diminutos até os do topo da cadeia alimentar. 
Imagem @pura.bioglitter

 
Recebi mensagens no chat do Insta de meninas indicando glitter de confeiteiro para usar no lugar de purpurinas nas maquiagens de Carnaval. Essa foi uma das opções que as pessoas começaram a adotar depois que descobriram que o glitter é prejudicial ao meio ambiente e principalmente à vida marinha. Infelizmente a composição do glitter de confeiteiro possuem Pate PMMAEsse material é basicamente plástico em forma de microesferas (iguais as presentes nos esfoliantes comuns), ou seja ,além de ainda continuar poluindo as pessoas ingerem inocentemente esse material, pois ele não é biodegradável. Pra você ter ideia do quão esse material é nojento e nada natural, ele é  usado não só como enchimento de tecidos artificiais, como também de tecido humano. E não posso esquecer que é mais seguro usar silicone que o PMMA.
O PMMA tem o efeito de preencher determinadas regiões. O procedimento geralmente é mais utilizado na face, pois o método permite alterar a região das maçãs do rosto (região malar e zigomática), queixo, rugas e contorno da mandíbula, tornando-a mais delimitada e acentuada. Algumas pessoas relatam tê-lo aplicado em glúteos e panturrilhas, mas a aplicação de grandes quantidades é controversa, devido ao potencial alto de complicação. (...) Um implante definitivo pode causar complicações, como a formação de nódulos, enrijecimento da região, infecção, alergias, dor crônica, rejeição do organismo e até necrose do tecido.
Alguns tipos de PMMA são proibidos pela Anvisa, outros "não" apresentam risco se ingeridos  em quantidades bem baixas, por isso ainda é liberado para a decoração de doces. 
Como aqui no blog nós priorizamos o meio ambiente e a saúde das pessoas, vamos te ensinar a fazer não só glitter ecológico, como também corantes naturais para comida que você também pode usar no glitter.

Antes de começar é importante lembrar que o efeito não é igual ao glitter de plástico/alumínio. Terá cor e brilho, porém mais natural e delicado. Só não quero que crie expectativa de ficar algo extremamente brilhante e chamativo como alumínio.



 COMO FAZER: 
Coloque a quantidade de sal ou açúcar que você desejar dentro do saquinho plástico junto com o corante alimentício (eu sugiro o sal grosso, ele é mais brilhoso. Se você usar o sal grosso quebre as pedrinhas de sal na mistura com o corante, na mão mesmo). Depois você coloca dentro da vasilha de vidro e leve ao forno quente por 15 - 20 min. 
Para finalizar é só bater no liquidificador e misturar com a Mica.

MICA:
É um mineral bem brilhoso utilizado em cosméticos. Dá para fazer sem ela, mas o efeito dela no glitter fica muito maravilhoso. Se você for usá-la tente tomar cuidado com a procedência, compre em um lugar que você confie pois ela pode dar alergia.

Para fazer o corante alimentício é só assistir esse videozinho :
                       

Se você achou muito complicado fazer, existe uma lojinha on-line de glitter biodegradável e vegano (aqui). É a única lojinha que eu conheço que vende esses produtinho mais parecido com o brilho plástico e que é do bem. A maioria das imagens dessa postagem foi ilustrada pelas fotografias deles.
Vale lembrar que usar glitter não é a única maneira de se enfeitar para o carnaval ou para festas temáticas. Você pode optar por maquiagens bem coloridas e tropicais, o que importa mesmo é não poluir. 
Espero que vocês tenham gostado do post. Não deixe de compartilhar nossas postagens para que mais pessoas fiquem por dentro desse conteúdo.

Gabriely Fantin

Nenhum comentário:

Postar um comentário