O tema de hoje é direcionado às meninas. Vamos falar de coletor menstrual!
O coletor menstrual é um copinho com a função de coletar a menstruação (como o próprio nome diz), e pode ser feito de dois materiais diferentes (falaremos mais adiante).
Ele é inserido na entrada do canal vaginal e deve ficar, aproximadamente, a um centímetro de distância da saída do canal, ou seja, bem mais abaixo que o absorvente interno.
Muitas mulheres rejeitam a ideia de usar o coletor por nojo ou algum tabu, já que não somos tão incentivadas a conhecer nosso corpo e o copinho exige esse bastante esse autoconhecimento. Mas as opiniões daquelas que se rendem às maravilhas do coletor são, em sua maioria, positivas. Frases como "Mudou minha vida!", "Queria ter conhecido antes!" e "Não sei como vivi tanto tempo usando absorvente!" são bastante comuns entre as usuárias. E, agora você vai entender sobre funcionamento, variedades, empresas e outras coisas que geram mais dúvidas acerca do coletor.
MATERIAL
Como já foi dito, o coletor pode ser fabricado em dois tipos materiais: o silicone e o elastômero termoplástico, mais conhecido com TPE. Ambos são hipoalergênicos e muito seguros. A maior diferença entre eles é a textura, sendo o silicone um pouco mais escorregadio.
Um exemplo de uma empresa que produz coletores de silicone é a Inciclo, e de TPE é a Me Luna.
Coletores Me Luna |
Coletores Inciclo |
TAMANHO/COLO DO ÚTERO
Existe uma variedade enorme de tamanhos de coletor. Porém, a escolha de um coletor deve ser feita baseada no próprio corpo. O primeiro fator a ser observado é a altura do colo do útero, que definirá se a mulher deverá optar por um coletor de maior ou menor comprimento. Quem possui o colo alto, deve usar coletores mais compridos, já as que possuem colo baixo, precisam de um coletor menor.
Outro fator a ser observado é a musculatura pélvica. Se a mulher pratica esportes com frequência, principalmente, atividades como pilates, ginástica e balé, é provável que ela tenha a musculatura mais fortalecida, podendo optar por coletores mais rígidos. Para quem possui uma musculatura pélvica menos fortalecida, são indicados os coletores mais maleáveis.
Outra coisa a ser analisada é a idade e se a mulher possui filhos. Mulheres a partir de 30 anos e/ou que já tiveram filhos (o tipo de parto não interfere) são indicadas a usarem coletores de maior diâmetro.
Uma dúvida muito comum é se meninas virgens podem usar. A resposta é sim! Seu hímen provavelmente romperá e se ele for importante para você por motivos religiosos ou outros quaisquer, o uso do coletor não é recomendado. Caso contrário, não há problema algum! É indicado o uso de coletores menores para meninas virgens.
Para finalizar, cinco dicas super importantes para quem deseja adquirir seu primeiro coletor:
1) NÃO COMPRE COLETORES PELO PREÇO
Algumas marcas fazem promoções, como 2 coletores pelo preço de 1. Não caia nesse papo! O preço pode ser atraente, mas não é isso que deve fazer você comprar seu coletor. As chances de você não se adaptar ao coletor serão altíssimas, caso você não leve em consideração as características do seu corpo.
2) PESQUISE
Pesquise muito! Acesse o canal Papo de Copinho no YouTube e tire o máximo de dúvidas que puder! Isso é muito importante para fazer a escolha certa!
3) NÃO TENHA NOJO DO SEU CORPO
Menstruar é algo natural e você não tem motivo para sentir nojo de si mesma por isso! O coletor irá ajudar a quebrar esse tabu e você se sentirá mais livre ao usá-lo!
4) NÃO SE ASSUSTE COM O PREÇO
De início, o coletor pode parecer caro, mas basta algumas continhas para você perceber que o gasto com absorventes é muito maior! Além do mais, o coletor pode durar anos!
5) ONDE COMPRAR
Infelizmente, os coletores não são facilmente encontrados em lojas físicas, mas você pode adquirir o seu pela Internet! Aqui estão algumas lojas onlines das marcas mais famosas e confiáveis:
Inciclo
Meluna
HolyCup
Femmycycle
Lunette
Marina Morena